terça-feira, 21 de junho de 2011

Vida e trabalho do Padre Joãozinho - Canção Nova

Biografia do Padre Joãozinho 
João Carlos Almeida, mais conhecido como Padre Joãozinho, nasceu na cidade de Brusque em Santa Catarina  no dia 10 de maio de 1964.
 Entrou para o seminário em 1976,com 11 anos de idade, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Rio Negrinho – SC.  Continuou estudando agora no seminário de Corupá – SC. O 2º grau estudou no seminário dos Dehonianos em Curitiba-Pa. Em 1983 fez o noviciado em Jaraguá do Sul. No ano seguinte foi estudar na FEBE (Fundação Educacional de Brusque), licenciando-se em Estudos Sociais em 1986. Em 1987-1988  foi professor no seminário de Terra Boa – PR. Fez pós-graduação em psicopedagogia na FAFIMC, em Viamão-RS. No ano de 1989 iniciou o curso de teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté-SP, afiliado à PUC-RJ. Fez bacharelado.
Tornou se sacerdote pelas mãos de Dom Eusébio Oscar Scheid (hoje cardeal do Rio de Janeiro), no altar da igreja São Luiz Gonzaga, em sua cidade natal.
Seu primeiro trabalho pastoral foi no Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, onde atuou junto aos jovens, pastoral do dízimo, leigos dehonianos e RCC. Ali também intensificou seu trabalho junto aos meios de comunicação.
Escreveu os seus primeiros livros que foram publicados pela editora Edições Loyola e gravou seu primeiro disco solo: “Conheço um coração”.
Fez mestrado em teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte. Ali, sob a orientação de P. João Batista Libanio, defendeu dissertação sobre o conceito de salvação na obra do teólogo peruano Gustavo Gutiérrez. Este estudo está publicado pela Loyola sob o título “Livres para amar”.
Em 1998 foi transferido para o Convento SCJ de Taubaté, onde atuou como professor de teologia no Instituto Teológico SCJ, formador no convento e vigário paroquial em comunidades rurais. Fortaleceu seu vínculo com a Canção Nova assumindo programas de televisão que foram amadurecendo para o formato hoje conhecido como “Direção Espiritual”. 
Multiplicou livros e discos além de artigos em revistas, especialmente IRaoPOVO, publicada por sua congregação.
Em novembro de 1999 foi nomeado diretor do Instituto Teológico SCJ. No mesmo ano o MEC havia aberto a possibilidade do reconhecimento dos cursos livre de teologia como cursos superiores. Em função disso fez um amplo estudo sobre a matéria e conduziu o credenciamento da Faculdade Dehoniana, em 2001, que hoje possui os cursos de teologia e filosofia reconhecidos pelo Ministério da Educação. Neste ano iniciou seu primeiro mandato como Diretor Geral da Faculdade Dehoniana, sendo reconduzido para um segundo mandato (de quatro anos) em 2005.
Fez doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Faculdade N. Sra, da Assunção, defendendo tese sobre a Teologia da Solidariedade em Gustavo Gutiérrez, sob a orientação do teólogo Dom Benedito Beni dos Santos, hoje bispo de Lorena-SP. Iniciou também o doutorado em Educação na USP, sob a orientação do filósofo e pedagogo Luiz Jean Lauand. Defendeu tese sobre a Educação Integral. No ano de 2005 foi licenciado das funções de Diretor Geral para permanecer um ano em Roma, onde iniciou o doutorado em Espiritualidade, na Pontifícia Universidade Gregoriana, sob a orientação do jesuíta P. Felix Pastor. Em 2006 defendeu tese sobre o seu fundador P. Léon Dehon.
Padre João Carlos Almeida é Diretor Geral e professor na Faculdade Dehoniana. 
Faz  pregações em   retiros, palestras, cursos, assessorias e shows de evangelização. Tem o  CD “SOU FELIZ POR SER CATÓLICO” lançado.São livros do pe.:A Imagem e Semelhança de Deus na Mídia;A Ladainha de Nossa Senhora;Conheço um coração;Como liderar pessoas dificeís.

Fontes:jornais,revistas,sites disponíveis na Web.
Cirlene F.Doretto

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A fé é sempre maior que um grão de areia,e a pessoa é sempre mais do que pensa que é!

A Fé de uma pessoa é sempre maior do que um grão de areia e maior do que se pensa.Vejamos:Naquelas ocasiões,ou momentos em que você visita uma pessoa amada, muito querida ou especial para você, que esteja muito doente, dentro de seu coração ,de sua alma você deseja imensamente que esta pessoa se recupere ,que se cure o mais rápido possível. E  você pensa em Deus, recorre a ele.
E faz isso porque acredita que ELE exista e que tem o PODER de CURAR   quem você ama.
Muitos se empenham,se esforçam muito para alcançar aquele cargo ou função de que se considera merecedor , e muitas vezes chega o cansaço,e pode parecer que o cargo almejado, é algo impossível de se conseguir.Pode parecer que todo esforço foi em vão.Mas lá dentro das pessoas, sempre nasce uma pequena luz, que a leva a pensar e recorrer á DEUS, pedindo forças para não desanimar.
Em todo mundo existem pessoas que tem de tudo, dinheiro, bens, Amor de familiares, mas muitas vezes encontram um vazio na alma.E quando resolvem dar mais atenção a DEUS, o vazio desaparece e um jardim cresce cheio de flores na alma.
Involuntariamente recorremos a Deus,pois  acreditamos nele.
Sabemos que ele é Nosso Pai e Nosso Criador.
Nos comportamos como crianças mimadas ,ás vezes pela vida inteira. E daí Deus como bom Pai,nos toma pelas mãos e nos conduz para sua casa, a IGREJA, para termos contato com seu Amor.
Muitas pessoas muitas vezes não se valorizam, não valorizam seus talentos, sua aptidões,seus dons,habilidades .Mas devem se lembrar de que são filhos de Deus, e que na condição de filhos de Deus podem tudo.
Não existe nada impossível para Deus. 
Não existe nada impossível para os filhos de Deus.
Precisamos nos Amar, e Amar a Deus .
ELE conhece nosso valor,por isso nunca desiste de Nós.
Nossa Fé é sempre maior do que um grão de areia.Formamos praias inteiras durante nossa vida.
Voltamos nossos pensamentos ,esperanças e gratidão para Deus muitas,muitas e muitas vezes.
Porque cremos em Deus. Autora:Cirlene Ferreira Doretto/Novinsky Guinsburg